Depressão

Depressão



"O mundo está dia a dia mais cinza"
"Nada tem graça"
"A vida não tem mais sentido"
"Não tenho mais ânimo para nada"

Essas citações são bastante ilustrativas do que os pacientes com quadro de depressão nos apresentam no consultório. Em geral, queixam-se de falta de ânimo, tristeza, choro fácil, falta de energia, cansaço, alterações no sono e no apetite.

O curto vídeo abaixo pode nos dar uma ideia do que é o quadro de depressão:




A depressão pode prejudicar a qualidade de vida do indivíduo e a sua capacidade de trabalhar, com prejuízos nas relações sociais, na vida afetiva e econômica. 

Quando não tratado, esse quadro tende a se tornar cada vez mais grave e resistente às futuras tentativas terapêuticas, podendo cursar com pensamentos, planejamentos e tentativas de suicídio.

Veja no vídeo abaixo como se dá associação entre suicídio e depressão:



O tratamento da depressão pode envolver mudanças no dia a dia, com a inclusão de atividade física de leve a moderada intensidade - como a prática de caminhada, corrida, natação ou ciclismo -, uso de medicações antidepressivas, que devem ser indicadas de acordo com a especificidade de cada pessoa e psicoterapia a ser aplicada por psicólogo ou psiquiatra habilitado.

Quanto mais precoce é o início do tratamento, melhores tendem a ser os resultados, costumando haver aumento  da qualidade de vida, maior produtividade e melhora quanto ao comportamento relacionado ao suicídio.

A seguir, postamos um ótimo instrumento de auto-avaliação, denominado Inventário de Depressão de Beck, em que uma PONTUAÇÃO SUPERIOR A 9  é um forte indício de instalação de um quadro depressivo, requerendo a imediata avaliação por um médico psiquiatra.

Para responder esse teste, você levará cerca de 4 minutos. Ele tem validade para pessoas a partir de 13 anos de idade. 

- Como você se sente durante a última semana (últimos sete dias)?

1
0   Não me sinto triste
1   Eu me sinto triste
2   Estou sempre triste e não consigo sair disto
3   Estou tão triste ou infeliz que não consigo suportar


2
0   Não estou especialmente desanimado quanto ao futuro     
1   Eu me sinto desanimado quanto ao futuro
2   Acho que nada tenho a esperar do futuro
3   Acho o futuro sem esperanças e tenho a impressão de que as coisas não podem melhorar


3
0   Não me sinto um fracasso
1   Acho que fracassei mais do que uma pessoa comum
2   Quando olho pra trás, na minha vida, tudo o que posso ver é um monte de fracassos
3   Acho que, como pessoa, sou um completo fracasso


4
0   Tenho tanto prazer em tudo como antes
1   Não sinto mais prazer nas coisas como antes
2   Não encontro um prazer real em mais nada
3   Estou insatisfeito ou aborrecido com tudo


5
0   Não me sinto especialmente culpado
1   Eu me sinto culpado grande parte do tempo
2   Eu me sinto culpado na maior parte do tempo
3   Eu me sinto sempre culpado


6
0   Não acho que esteja sendo punido
1   Acho que posso ser punido
2   Creio que vou ser punido
3   Acho que estou sendo punido


7
0   Não me sinto decepcionado comigo mesmo
1   Estou decepcionado comigo mesmo
2   Estou enojado de mim
3   Eu me odeio


8
0   Não me sinto de qualquer modo pior que os outros
1   Sou crítico em relação a mim por minhas fraquezas ou erros
2   Eu me culpo sempre por minhas falhas
3   Eu me culpo por tudo de mal que acontece


9
0   Não tenho quaisquer idéias de me matar
1   Tenho idéias de me matar, mas não as executaria
2   Gostaria de me matar
3   Eu me mataria se tivesse oportunidade


10
0   Não choro mais que o habitual
1   Choro mais agora do que costumava
2   Agora, choro o tempo todo
3   Costumava ser capaz de chorar, mas agora não consigo, mesmo que o queria


11
0   Não sou mais irritado agora do que já fui
1   Fico aborrecido ou irritado mais facilmente do que costumava
2   Agora, eu me sinto irritado o tempo todo
3   Não me irrito mais com coisas que costumavam me irritar


12
0   Não perdi o interesse pelas outras pessoas
1   Estou menos interessado pelas outras pessoas do que costumava estar
2   Perdi a maior parte do meu interesse pelas outras pessoas
3   Perdi todo o interesse pelas outras pessoas


13
0   Tomo decisões tão bem quanto antes
1   Adio as tomadas de decisões mais do que costumava
2   Tenho mais dificuldades de tomar decisões do que antes
3   Absolutamente não consigo mais tomar decisões


14
0   Não acho que de qualquer modo pareço pior do que antes
1   Estou preocupado em estar parecendo velho ou sem atrativo
2   Acho que há mudanças permanentes na minha aparência, que me fazem parecer sem atrativo
3   Acredito que pareço feio


15
0   Posso trabalhar tão bem quanto antes
1   É preciso algum esforço extra para fazer alguma coisa
2   Tenho que me esforçar muito para fazer alguma coisa
3   Não consigo mais fazer qualquer trabalho


16
0   Consigo dormir tão bem como o habitual
1   Não durmo tão bem como costumava
2   Acordo 1 a 2 horas mais cedo do que habitualmente e acho difícil voltar a dormir
3   Acordo várias horas mais cedo do que costumava e não consigo voltar a dormir


17
0   Não fico mais cansado do que o habitual
1   Fico cansado mais facilmente do que costumava
2   Fico cansado em fazer qualquer coisa
3   Estou cansado demais para fazer qualquer coisa


18
0   O meu apetite não está pior do que o habitual
1   Meu apetite não é tão bom como costumava ser
2   Meu apetite é muito pior agora
3   Absolutamente não tenho mais apetite


19 OBS: Para essa pergunta, a pontuação será 0, se a perda de peso é intencional, como em uma dieta.
0   Não tenho perdido muito peso se é que perdi algum recentemente
1   Perdi mais do que 2 quilos e meio
2   Perdi mais do que 5 quilos
3   Perdi mais do que 7 quilos

20
0   Não estou mais preocupado com a minha saúde do que o habitual
1   Estou preocupado com problemas físicos, tais como dores, indisposição do estômago ou constipação
2   Estou muito preocupado com problemas físicos e é difícil pensar em outra coisa
3   Estou tão preocupado com meus problemas físicos que não consigo pensar em qualquer outra coisa

21
0   Não notei qualquer mudança recente no meu interesse por sexo
1   Estou menos interessado por sexo do que costumava
2   Estou muito menos interessado por sexo agora
3   Perdi completamente o interesse por sexo

Para se chegar à pontuação do teste, basta somar o valor de todas as respostas.

Sugiro que ao visitar um psiquiatra imprima esse teste  para  que se possa abordar de forma individualizada os diversos aspectos de uma possível síndrome depressiva.




Comentários

Postagens mais visitadas